Investimento em saneamento básico de Campina é destaque nacionalmente

O saneamento básico de Campina Grande foi destaque no Jornal da Globo, no quadro em que o jornalista e analista econômico, Carlos Sardenberg, avalia a utilização de recursos pelos municípios brasileiros.

A repercussão foi sobre o bom desempenho da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) na Rainha da Borborema, segundo estudo elaborado pela empresa de consultoria Macroplan.

No levantamento, Campina Grande aparece como a segunda melhor cidade do Nordeste e 18ª do País em saneamento.

A Macroplan utiliza, nesta pesquisa, dados do Ranking do Saneamento Básico, do Instituto Trata Brasil.

Ele avalia e elenca, anualmente, a situação do abastecimento de água e esgotamento sanitário nas 100 maiores cidades brasileiras.

Assim como João Pessoa, a Rainha da Borborema também aparece entre as 16 cidades no Brasil em que 100% da população urbana é atendida com água tratada. Na 42ª colocação geral, João Pessoa aparece em 1º lugar entre as capitais nordestinas e a 9ª no Brasil.

No quesito esgotamento sanitário, as duas cidades paraibanas também se destacam no ranking. Campina Grande tem uma cobertura de 88,28%, enquanto João Pessoa de 75,71%.

Também no mesmo levantamento, a Cagepa é apontada como a companhia de saneamento com a menor taxa de desperdício de água do Nordeste.

“Além de figurar como a que menos desperdiça água no Nordeste, a capital paraibana vem reduzindo esse número ano a ano, o que ilustra o bom trabalho da Cagepa nas fiscalizações para combater o uso irracional da água tratada. Isso sem contar com as obras em andamento, como a Transparaíba, e outras que vão elevar o nível e qualidade do abastecimento de água e, consequentemente, a avaliação da Paraíba pelo Trata Brasil nos próximos anos”, comentou o presidente da Cagepa, Hélio Paredes Cunha Lima,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *